top of page
Buscar
  • Foto do escritorYu Ting

Acupuntura e Terapias Naturais ajudam no combate à depressão?

A depressão é silenciosa, não é frescura e a pessoa precisa de cuidados sim! Eu já tive depressão severa e profunda em 2006 e quase tirei a minha vida naquele período.


Segundo o Ministério da Saúde: “A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.”

Na época, sentia muita coisa ao mesmo tempo e não conseguia definir o que era, sentia tantas “coisas”, e estava sensível à tudo ao redor(objetos, pessoas, locais...), sensações em excesso... É como se eu vivenciasse tudo ao mesmo tempo... mas de forma negativa(dores, desânimo, apatia, tristeza...).

Procurei ajuda médica, da psicologia e fui estudar algo que falasse mais sobre a espiritualidade também. Neste período, “caiu a ficha” e compreendi que para ter uma melhora de verdade, encontrar a minha cuda, eu precisava me conhecer de verdade, saber mais sobre mim mesma, como o meu corpo(como um todo)responde e então, fui fazer a faculdade de naturologia e especialização em acupuntura para encontrar meios de aliviar a minha dor de alma que nunca cessava.

Foi neste momento que conheci os “milagres” dos tratamentos naturais pela Medicina Tradicional Chinesa e das Terapias Integrativas e Complementares. Claro que também houve necessidade de mudanças de hábitos alimentares, da minha postura em relação à vida, limpeza das crenças limitantes... Portanto, a melhora é gradativa, mas é imprescindível uma série de mudanças no todo.

Este retorno à minha essência não foi fácil, pois muitas das vezes tive que tomar coragem para me desprender de muitas emoções(que me prendiam ao passado), pessoas, situações... mas hoje só posso agradecer por este processo da qual vivenciei(apesar da mega dor emocional, física, mental e espiritual) porém tive a melhor oportunidade de minha vida que é renascer novamente. Agora “nasci” EU!!! Livre 😊

Para quem me conhece pessoalmente, sabe o quanto ainda sinto muito as coisas, percepção extra-sensorial ao extremo, mas como tudo tem solução(ções) precisamos apenas nos conhecer, ter calma e paciência para encontrar as peças chaves e ferramentas que nos afinizamos e ressoamos em harmonia e usar. Isso é possível!!!


As 3 ferramentas que mais uso na minha prática clínica no consultório(e em mim mesma) que vejo muitos resultados positivos e pontuais são:


A Acupuntura:

A técnica da acupuntura busca ajudar os canais energéticos do corpo (meridianos), de acordo com o equilíbrio de Yin e Yang e, consequentemente, a normalização de funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

A acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos, atingindo neurotransmissores responsáveis pelo controle do humor e das emoções. O estímulo das agulhas desencadeia muitos efeitos importantes, como analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular e sobre os sistemas endócrino e imunológico. Laubé conclui: “Ao inserirmos agulhas de acupuntura em pontos específicos do corpo de pacientes que sofrem com a depressão é possível liberar substâncias neuromoduladoras, que normalizam funções motores sensoriais, autonômicas, neuroendócrinas, de controle de expressão emocional, por isso o paciente se sente melhor.” Fonte: Jornal do Brasil



USO DOS ACUPONTOS:


Pode usar o seu floral, pingando no pulso, onde passam diversos canais de acupuntura, e com o contato dos florais(citados acima), estes canais receberão a energia das flores e além dos pulsos, pode pingar(floral) nas têmporas, no 3o. olho(chakra) e no chakra do plexo solar, lhe ajudando no empoderamento.



A Terapia Floral:

O objetivo principal da terapia floral é o equilíbrio das emoções. A terapia floral utiliza-se de compostos energéticos chamados essências florais. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções.




USO DA TERAPIA FLORAL:


Solicitar na farmácia de manipulação:

Floral de Bach à 10%

Five Flower(ou Rescue), Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Olive e Walnut

Tomar 7 gotas sublingual, 8 vezes ao dia mínimo por 30 dias. Sentirá bastante alívio, pois este composto irá te ajudar à trabalhar dores profundas não só as emocionais e psíquicas mas também as físicas. Além disso, irà lhe dar mais energia e proteção psíquica e energética também.

A Aromaterapia:

O termo “Aromaterapia” é aplicado a um ramo da Fitoterapia. “Aroma” significa cheiro agradável e “terapia”, tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física.

É uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal.

Abaixo, deixo algumas dicas para que você possa fazer na sua casa e em você. Mas de qualquer maneira, sempre recomendo que tenha acompanhamento do médico, do naturólogo, do acupunturista, do terapeuta floral, do aromaterapeuta, do psicólogo... pois são recomendações que irão trazer um alívio mas é preciso realmente a avaliação, trabalho contínuo e acompanhamento de um profissional da saúde para montar um tratamento individual para cada pessoa, pois se usamos protocolo de tratamento igual para todos, não teremos bons resultados.




USO DA AROMATERAPIA EM AMBIENTES:


Aromatização em ambientes com óleo essencial de lavanda Lavandula angustifolia, laranja doce Citrus sinesis e manjerona Origanum majorana em quartos e locais onde a pessoa mais fica. Seria interessante aspegir também em seus objetos, cama, paredes.

Para 60mL de água filtrada(eu uso em água filtrada), colocar 5 gotas de lavanda, 2 gotas de laranja, 2 gotas de manjerona, misturar e agradecer às moléculas dos óleos essenciais e às flores, às plantas pela ajuda. Aspergir 4 vezes ao dia. Caso deseje associar a Terapia Floral, pode incluir 4 gotas do Five Flower(ou o Rescue) neste composto. O importante não é sentir os aromas fortes, mas sim, a limpeza do campo vibracional que este composto atuará nos seus objetos, casa, plantas, em você... Torna-se uma fantástica potência vibracional associando a aromaterapia com a terapia floral.


Passei acima 3 possibilidades. Pode usar apenas uma, associar duas ou mesmo as três. Verão que os resultados serão diferentes para cada forma de uso.


Então é isso! Ficam as dicas simples, práticas e funcionais. Estude, use, vivencie, fique bem e se cuide de verdade!


Se gostou do texto, compartilhe com as outras pessoas. E vamos levando luz para todos!


Desejando um atendimento personalizado, agendamento mande mensagem para (11) 97613-9648 whatsapp


Namastê.


Yu Ting

Naturóloga acupunturista



2 visualizações0 comentário
bottom of page